Páginas

sexta-feira, 16 de março de 2012

19 Semanas de pura felicidade

Sua Gravidez: 19ª semana de gravidez

Agora que você está quase com meio caminho andado, é hora de começar realmente o planejamento para a vida após o nascimento do bebê. Isso significa abrir espaço para o Junior. Divirta-se com o processo. Quem não ama fazer compras?. Você verá que tem gosto de mobília infantil para todos os tipos e bolso, portanto não se estresse. Proceda de acordo com as suas condições. Converse com seu marido e planeje bem como e quando vocês farão as comprinhas.

Seu corpo

Caso o seu peito esteja ardendo cada vez que você come, bebe algo ou se deita; então, provavelmente, você está lidando com um incômodo muito comum na gravidez: a azia. Felizmente, esta é uma doença que pode ser curada.
Na gestação, a mulher passa por um processo de retenção de líquido grande; por conta disso. a musculatura da junção esôfagogástrica passa a funcionar de forma inadequada. Esse estado, associado ao crescimento progressivo do útero, provoca um aumento da pressão sobre o estômago, sendo este empurrado para cima. Eis o motivo de muito refluxo e da queixa frequente de azia. Apesar de alguns antiácidos serem considerados seguros, é aconselhável consultar o médico antes de tomar qualquer medicamento.

Seu bebê

Esta semana seu bebê começa a ganhar volume do que é grosseiramente chamado de "gordura marrom" (tecido adiposo multilocular),  que irá mantê-lo adequadamente aquecido quando for despejado de sua confortável casa uterina.
Outros destaques desta semana:
  • Uma substância branca e pegajosa, conhecida como vernix caseoso, um revestimento branco leitoso, parecido com "requeijão cremoso", está sendo produzida ao redor do seu bebê, formando uma cobertura cremosa que protege a pele da contínua exposição ao líquido amniótico. Imagine como iria ficar a sua pele se você passasse nove meses dentro d'água. Sob o vernix, uma camada de pêlo muito suave e fino chamado laguno agora cobre o corpo do bebê, isso serve para conservar o calor;
  • Boa notícia: Os rins do seu bebê estão em pleno funcionamento e a produção de urina começará nesta semana. 
  • Má notícia: Isso significa que haverá muitas fraldas em seu futuro. Mas, por enquanto, você não precisa se preocupar, pois o xixi passa para o líquido amniótico (eca!);
  • Um ultrasom entre as semanas 18 e 22 é realizado para se fazer a checagem do segundo trimestre. Essa é uma verificação do tamanho e peso do bebê, bem como análise detalhada do coração, placenta e cordão umbilical. Seu neném está grande o suficiente para permitir uma observação detalhada de seu corpo. Como é um ultrasom "demorado" você poderá ter a oportunidade de vê-lo chutando, dando cambalhotas, chupando o dedinho ou se espreguiçando. Se possível, leve o pai para compartilhar desse momento tão bonito. Saiba também que a maioria dos consultórios oferece a oportunidade de gravar o ultrasom em DVD, assim, o resto da família também poderá ver quem é que está para juntar-se a eles;
  • Se vestá a caminho uma menina, a vagina, o útero e as trompas estão formados e em posição final. Se um menino, as genitálias devem estar bem claras para um reconhecimento. Em alguns casos, entretanto, é difícil ou impossível de visualizar o sexo do bebê devido à posição em que ele se encontra.;
  • A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 13 a 15cm. O peso do feto é agora de 220 gramas aproximadamente;

Curiosidade sobre a gordura marrom:

No ser humano, sabe-se que a gordura marrom tem importância significativa nos primeiros meses de vida, nos quais a quantidade deste tecido é abundante e responsável pela produção de calor, protegendo o recém-nato do frio excessivo. Presente em abundância nas áreas do pescoço, tecido perirenal e glândulas suprarrenais, reduz-se a quantidades mínimas no adulto.

Sua vida

Algumas academias, percebendo a demanda, têm projetos específicos para atender as gestantes. "O objetivo é melhorar a qualidade de vida durante a gestação, proporcionando atividade física agradável e segura, que respeita a individualidade e o processo gestacional. É o período de alterações metabólicas e hormonais, que modificam a resposta à atividade física das futuras mamães", afirma a professora Andréia Faria, da Academia Fórmula.
Segundo ela, existem alguns casos em que exercícios não são indicados, por exemplo, quando a gestante apresenta risco de parto pré-maturo, sangramento persistente entre o segundo e o terceiro trimestres, placenta prévia e pré-eclampsia. Atividade física só com a liberação do médico, portanto.
Treinamento com pesos está liberado. Uma gestante saudável, e que já praticava exercícios com pesos, pode prosseguir o treino, respeitando os limites do corpo. "É recomendável diminuir a carga para evitar risco de lesões e aumento desnecessário da frequência cardíaca. Outra dica importante trabalhar sempre a respiração e o movimento", ressalta Andréia.
Uma das alterações durante a gravidez é o aumento da frequência cardíaca. É importante respeitar a intensidade dos exercícios, que não devem ultrapassar 140/150 BPM (Batidas Por minuto). Percebeu que está exausta ou ofegante, diminua a intensidade da atividade. A atividade deve ser regular, de  três a cinco dias por semana, e a melhor delas é a hidroginástica: a água diminui o impacto, alivia o peso corporal, auxilia na circulação linfática (estimulando a linfa e o relaxamento da musculatura). Outras atividades indicadas são pilates, caminhada e musculação. Abaixo, há uma lista de alguns dos vários benefícios da atividade física:
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Reduz o inchaço (na água);
  • Promove o fortalecimento da musculatura abdominal;
  • Melhora a postura e equilíbrio postural;
  • Produz alívio do desconforto intestinal;
  • Gera a diminuição das dores lombares;
  • Fornece maior controle respiratório;
  • Leva ao controle do aumento do peso corporal;
  • Ajuda no aumento da resistência para as exigências físicas da gestação;
  • Melhora o condicionamento cardiorrespiratório e de resistência muscular;
  • Facilita a recuperação pós-parto.

O que você está pensando...

"Que nome darei ao meu bebê?"

Faz bem comer...

Espinafre, vegetais de folhas verdes em geral, fígado, levedo de cerveja, cenoura, gema de ovo, e outras fontes de ácido fólico nãopodem faltar à sua alimentação. Você deve continuar ingerindo esse ácido, ou vitamina B9, até o fim da gravidez. Sua carência pode causar anemia, anorexia, apatia, distúrbios digestivos, cansaço, dor de cabeça, problema de crescimento, insônia, dificuldade de memorização, aflição das pernas e fraqueza.

É bom saber...

A maioria dos desejos alimentares durante a gestação não é prejudicial e, normalmente, não leva a deficiências nutricionais. Aprecie os alimentos saborosos, mas certifique-se de comer o número de porções recomendado de cada grupo alimentar.
As aversões também são comuns. Se você não pode tolerar certos alimentos nutritivos, tente substituí-los por outros do mesmo grupo. Dessa forma, não lhe faltarão os nutrientes importantes.

Futuro papai

Você já é capaz de sentir os movimentos do bebê! Pode ficar pensando se será um bom pai e mostra-se preocupado, especialmente se não teve um bom exemplo paterno quando criança. Esse tipo de preocupação é muito comum entre os homens. Não se preocupe, pois há tempo para você aprender. Discuta sobre isso com sua mulher e os amigos que já tenham vivido a experiência. Se você teve uma educação muito severa e errada, não culpe os seus pais. Vá à luta e procure se reeducar. A semente que você vai colocar no mundo  tenderá a ser a sua imagem e seguir os seus exemplos.
A melhor dica para ser um bom pai é ler a Bíblia e falar de Deus para os filhos todos os dias. Leia Deuteronomio 11:18-28 . Mãos à obra, papai!

5 comentários:

  1. Que mudanças boas...19 semanas de felicidade..coisa boa demais .

    Beijos e um maravilhoso final de semana

    ResponderExcluir
  2. parabéns!!! Deus continue abençoando vcs grandemente!!! Super bjus

    ResponderExcluir
  3. Ebaaaaa 19 Semaninhas...

    Parabéns...quero saber quem está na casinha??

    bjim

    ResponderExcluir
  4. oiEEE tudo bem.passando pra te deseja uma otima noite..xauzinho fique com DEUS

    ResponderExcluir
  5. Olá miguxa linda, passando pra dizer que tem desafio pra vc la no blog tá?

    Beijinhos...

    ResponderExcluir

AMAMOS QUANDO VOCÊ COMENTA POR AQUI...